Orquídeas Classificações Inferiores – O Guia Completo

Você conhece as classificações inferiores das orquídeas?

Basicamente a classificação das orquídeas, assim como de outras famílias de plantas é feita como uma hierarquia.

Orquídeas-classificações-inferiores
A classificação das orquídeas funciona como uma hierarquia.
Primeiro a família (orchidaceae), depois os gêneros (phalaenopsis, cymbidium, e vários outros), então as espécies (cat. walkeriana, phal. amabilis, etc) e por último as variedades (walkeriana var. tipo, amabilis var. alba)

Nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre as classificações inferiores de alguns gêneros de orquídeas e também vai ter acesso a dicas para cultivá-los.

Orquídeas Classificações Inferiores

Você já conhece a família orchidaceae, abaixo estão algumas das classificações inferiores dos principais gêneros de orquídeas.

Caso você possua alguma dessas espécies, clique no artigo e descubra como cultivar sua orquídea ou veja nosso artigo sobre como fazer sua orquídea florir.

Dessa maneira, você vai conseguir encontrar exatamente a informação que você precisa na hora de cultivar sua planta e ainda vai aprender sobre a classificação dela.

Mas antes, baixe o nosso guia exclusivo sobre como cultivar orquídeas, nele você vai aprender as melhores técnicas para fazer suas plantas ficarem lindas e saudáveis.

Descubra Como Ter Orquídeas Lindas e saudáveis em menos de 1 Mês

Acesse agora o guia exclusivo que já ajudou centenas de cultivadores iniciantes a terem orquídeas lindas, saudáveis e com várias flores.

Orquídeas Vanda

Vanda-coerulea

As vandas são orquídeas muito bonitas e famosas aqui no Brasil, normalmente você não terá dificuldades para cultivá-las.

  1. Como Cuidar Das Orquídeas Vanda Em 7 Passos – Guia Para Iniciantes: artigo completo sobre o cultivo das orquídeas da espécie vanda, aqui você vai aprender algumas características e curiosidades dessa espécie e principalmente como cuidar dessas orquídeas.
  2. Vanda Tricolor – Aprenda Como Cultivar Essa Orquídea Em 7 Passos: essa é uma das espécies mais comuns entre as vandas, a vanda tricolor é uma orquídea muito resistente de cultivo simples, ela pode florescer mais de uma vez por ano e gera até 15 flores em alguns casos.
  3. Vanda Azul (Coerulea) – Aprenda Tudo Sobre Essa Orquídea: a vanda coerule ou vanda azul é muito conhecida devido a cor de suas flores, ela é uma das espécies mais bonitas entre as vandas e pode gerar até 30 flores durante a sua floração.

Orquídeas Cattleya

Cattleya-intermedia-6

Esse é um dos gêneros mais famosos aqui no Brasil, as cattleyas são orquídeas muito belas e de fácil cultivo.

Muitas delas são tão bonitas que são até utilizadas para se fazer híbridos.

  1. Como Cuidar Das Orquídeas Cattleya Em 7 Passos – Guia Completo: mais um conteúdo completo sobre um determinado gênero de orquídeas, aqui você vai aprender quais são os requisitos que as cattleyas precisam para ser bem cultivadas.
  2. Cattleya Intermedia – Tipos, Variedades e Como Cultivar Essa Orquídea: sem dúvida essa é uma das orquídeas mais belas. A cattleya intermedia tem um grande destaque entre os orquidófilos devido a sua grande quantidade de híbridos. Basicamente foram feitos vários cruzamentos entre espécies para se tentar conseguir a orquídea perfeita, e os resultados foram muito interessantes.
  3. Orquídea Cattleya Walkeriana – Como Cultivá-la em 7 Passos: a cattleya walkeriana é provavelmente a orquídea mais famosa do gênero cattleya, sendo considerada por muitos como a orquídea perfeita, essa planta é muito simples de se cultivar e também muito bela. Possui flores que aparecem no início do outono e que podem durar até 30 dias.
  4. Cattleya Labiata – Descubra Tudo Sobre a Rainha do Nordeste: a cattleya labiata é uma orquídea de fácil cultivo que foi catalogada no ano de 1821, mas devido a erros, ela ficou perdida por vários anos, sendo novamente descoberta vários anos depois, essa é uma orquídea muito famosa e com flores lindas e cheirosas.

Orquídeas Phalaenopsis

Phalaenopsis_schilleriana_2

As phalaenopsis são as orquídeas mais comuns, você pode encontrá-las em praticamente qualquer loja de flor.

Elas são plantas muito simples para se cuidar e podem florir várias vezes ao ano.

  1. Orquídeas Borboleta (Phalaenopsis) – Aprenda Como Cuidar Delas: você conhece as orquídeas phalaenopsis? Popularmente conhecidas como orquídea borboleta as plantas dessa espécie são muito famosas e fáceis de se cultivar, nesse guia você vai aprender praticamente tudo o que é necessário para se ter lindas phalaenopsis.
  2. Phalaenopsis Violacea – Descubra Os Segredos Para Cultivá-la: a phalaenopsis violacea é uma das principais espécies desse gênero, ela é uma planta de porte médio que se destaca por sua grande quantidade de híbridos e também pela fragrância que suas flores exalam.
  3. Floração Das Orquídeas Phalaenopsis – Como Fazê-la Florir Muito: as phalaenopsis são muito conhecidas por suas florações, em algumas espécies é possível se obter 3 florações que duram 3 meses cada por ano. Suas flores são muito bonitas e, além disso, essa é uma planta muito resistente. Nesse artigo você vai aprender dicas para melhorar a floração dessa espécie.

Orquídeas Paphiopedilum

Paphiopedilum_henryanum

As orquídeas paphiopedilum são mais difíceis de se encontrar do que as phalaenopsis, mas mesmo assim são muito comuns e muito simples de se cultivar.

Essa é uma escolha ideal para quem está iniciando o seu cultivo.

  1. Orquídeas Sapatinho (Paphiopedilum) – 8 Passos Para Cuidar Delas: essa é uma orquídea um pouco diferente das demais, as orquídeas sapatinho são plantas terrestres e por isso seu cultivo é diferente da maioria das orquídeas. Para aprender quais são essas diferenças e como fazer essa orquídea florir, acesse esse artigo.

Orquídeas Dendrobium

Orquídea-Dendrobium

Um dos grandes destaques das dendrobium são as suas flores, essas são orquídeas muito bonitas.

Elas possuem uma grande diversidade de formas e cores e suas espécies estão entre as mais admiradas entre os orquidófilos.

  1. Orquídeas Dendrobium – Como Cuidar Delas e Principais Espécies: também conhecidas como orquídeas olho de boneca, as dendrobium são muito famosas por possibilitarem o uso da técnica chamada diminuição de rega. Nesse artigo você vai aprender a utilizar essa técnica que vai aumentar muito a floração de sua planta e também vai aprender como cuidar dessas plantas.
  2. Orquídeas Denphal – Aprenda a Cultivar Uma Das Orquídeas Mais Polêmicas: denphal é um apelido exclusivamente brasileiro, o nome verdadeiro dessa orquídea é dendrobium phalaenopsis, nesse artigo você vai descobrir que na verdade essa não é uma orquídea que resulta de um cruzamento de dendrobium e phalaenopsis e além disso, você vai aprender praticamente tudo sobre ela.
  3. Dendrobium Nobile – Como Cuidar da Orquídea Olho de Boneca: considerada a mais famosa das orquídeas, a orquídea dendrobium nobile é muito simples de se cultivar sendo muito resistente a uma grande variedade de temperaturas, suas florações podem gerar mais de 100 flores.
  4. Dendrobium Moniliforme – Aprenda Tudo Sobre Essa Orquídea: essa é uma orquídea epífita que normalmente gera entre 1 e 2 flores brancas com um tamanho considerável, a dendrobium moniliforme gosta de temperaturas baixas, por isso, para cultivá-la, deixe-a em locais mais frios, ela é ideal para pessoas que moram no Sul do Brasil.
  5. Dendrobium Thyrsiflorum – Como Cuidar Dessas Orquídeas Facilmente: esse dendrobium é diferente do moniliforme, enquanto o moniliforme produz entre 1 e 2 flores, o dendrobium densiflorum é capaz de produzir até 50 flores de 5 a 10 centímetros cada uma.
  6. Dendrobium Chrysotoxum – O Guia Passo a Passo Para Cuidar Delas: essa é mais uma dendrobium que se destaca por sua beleza, só que o seu cultivo é um pouco mais difícil que as demais orquídeas que já foram apresentadas aqui, essa é uma orquídea que gosta de bastante luz e que pode suportar luz solar direta em alguns casos.
  7. Dendrobium Densiflorum – Como Cuidar Dessa Orquídea Em 7 Passos: a dendrobium densiflorum é muito parecida com a thyrsiflorum, as duas possuem praticamente as mesmas características e assim como a thyrsiflorum, essa planta também é de fácil cultivo.
  8. Como Cultivar a Dendrobium Moschatum – Guia Completo Para Iniciantes: mais uma orquídea muito famosa entre os orquidófilos, a dendrobium moschatum é uma das poucas dendrobium terrestres, ela lembra um pouco as orquídeas sapatinho e podem ser encontradas em florestas abertas da Ásia.
  9. Dendrobium Anosmum – Como Cuidar Delas em 8 Passos [Garantido]: essa é uma orquídea grande com folhas que podem chegar até 18cm, também conhecidas como dendrobium superbum ela é de fácil cultivo e suas flores possuem uma fragrância muito forte e agradável.
  10. Dendrobium Agregatum (lindleyi) – Aprenda Como Cuidar Dessa Orquídea: a dendrobium agregatum é chamada erroneamente dessa maneira, seu nome verdadeiro é dendrobium lindleyi, esse nome foi dado em homenagem a um famoso botânico do século XIX. Essa é uma orquídea muito bonita e que não vai ocupar muito espaço em sua casa, ela é nativa da Ásia e pode gerar até 15 flores em suas florações.

Orquídeas Cymbidium

cymbidium

As orquídeas cymbidium são muito comuns também. Isso se deve a vários motivos, como a sua beleza.

Mas o fator mais surpreendente sobre essas plantas é que existem mais de 11000 híbridos das espécies desse gênero.

Por isso, existem orquídeas desse gênero para pessoas de todos os gostos.

  1. Como Cuidar Das Orquídeas Cymbidium Em 9 Passos (Guia Completo): com 69 espécies as cymbidium são umas das orquídeas mais famosas entre os orquidófilos brasileiros. Elas foram descobertas no ano de 1977 e se destacam por sua grande beleza.

Outros Gêneros

Orquídeas-Ludisia

Abaixo estão alguns outros gêneros um pouco menos comuns, mas que também são bastante cultivados aqui no Brasil.

Para descobrir sobre as classificações inferiores desses gêneros, acesse os artigos ou procure por mais informações.

  1. Orquídeas Brassavola – Como Cuidar e Ter Florações Lindas: as orquídeas brassavola formam um gênero muito belo com um total de 23 espécies, elas foram descobertas em 1823 e desde então vem conquistando a casa de vários cultivadores.
  2. Orquídeas Bulbophyllum – Aprenda os Segredos Para Cultivá-las: as orquídeas bulbophyllym formam o maior gênero das orquídeas, ele é formado por mais de 2000 espécies, nesse artigo você vai aprender como identificar quais são os requisitos necessários para sua espécie, pois com tantas plantas assim não é muito fácil ditar regras para o cultivo.
  3. Orquídeas Catasetum – Como Plantar e Cultivar Essas Orquídeas: outro gênero muito famoso entre as orquídeas, as catasetum são mais de 100 espécies e uma boa parte dessas espécies ficam na nossa floresta amazônica. Nesse artigo você vai aprender a cultivar essas orquídeas e também vai descobrir quais são suas principais espécies.
  4. Orquídeas Coelogyne – Aprenda Como Cultivá-las Em 6 Passos: esse é um gênero pouco conhecido aqui no Brasil, apenas alguns cultivadores conhecem sobre essas orquídeas. As coelogyne são fáceis de se cuidar e produzem flores muito bonitas. Suas flores são pequenas, mas aparecem em grande quantidade.
  5. Orquídeas Encyclia – Principais Características e Como Cultivar: essas são orquídeas exclusivamente nativas da América, especialmente do Brasil, Argentina e outros países. Elas são orquídeas que possuem um tamanho muito variável e o seu cultivo é considerado fácil.
  6. Orquídeas Zygopetalum – Descubra Os Segredos Para Cultivá-las: essas orquídeas com o nome difícil são muito interessantes, elas normalmente são utilizadas na formação de híbridos de orquídeas, mas não é só isso, suas flores são muito belas e em alguns casos os tons chegam muito perto do preto.
  7. Orquídeas Epidendrum – Aprenda Como Cultivar Essas Plantas: esse foi um dos ou talvez o primeiro gênero de orquídeas a ser criado. Na época eram consideradas orquídeas epidendrum todas aquelas plantas que eram epífitas, ou seja que viviam em árvores. Nesse artigo você vai conhecer um pouco sobre a história desse gênero e também como cultivar essas plantas.
  8. Orquídeas Renanthera – Como Cuidar Delas (Passo a Passo): gênero descoberto em 1990 por um missionário, atualmente existem 22 espécies catalogadas, essas orquídeas são muito parecidas com as vandas no quesito cultivo, e além disso, elas são muito utilizadas para se fazer híbridos.
  9. Orquídeas Miltonia – Descubra Como Cuidar Dessas Orquídeas: outro gênero pouco conhecido aqui no Brasil, as orquídeas miltonias foram descobertas a quase 2 séculos e hoje possuem 12 espécies catalogadas. Elas são orquídeas muito resistentes, mas o seu cultivo é um pouco mais complicado, por isso as miltonias não são recomendadas para cultivadores iniciantes.
  10. Orquídeas Maxillaria – O Guia Completo Para Cultivá-las: hoje esse gênero é bem menor do que antes, pois ele foi dividido dando origem a vários outros gêneros, atualmente existem 291 espécies. Essas orquídeas são nativas da América central e da América do sul e normalmente possuem apenas 1 folha.
  11. Orquídeas Phragmipedium – Como Cuidar Delas em 4 Passos: as phragmipedium são plantas com um bom tamanho, por isso garanta que você têm um bom espaço para cultivá-las. Elas gostam de temperaturas médias e podem ser encontradas principalmente no México.
  12. Orquídeas Laelia – Aprenda Todos Os Segredos Para Cultivá-las: com a grande maioria das orquídeas sendo nativas do México, as laelias são orquídeas muito parecidas com as cattleyas, elas são de fácil cultivo e também podem ser encontradas aqui no Brasil.
  13. Orquídeas Ludisia – Descubra o Passo a Passo Para Cultivá-las: também conhecida como orquídea joia, a única orquídea desse gênero é a ludisia discolor, ela é nativa da Ásia e seu cultivo é considerado simples. Uma curiosidade dessa orquídea é que suas folhas são tão ou até mais belas do que suas flores.
  14. Orquídeas Anguloa – Aprenda o Passo a Passo Para Cuidar Delas: outro gênero pouco conhecido entre os cultivadores é o das orquídeas anguloa. Ele é muito pequeno, tem apenas 9 espécies. Essas plantas não produzem flores tão belas, mas mesmo assim são uma ótima opção para se cultivar.
  15. Orquídeas Aerides – Suas Principais Características e Como Cultivá-las: mais um gênero pouco conhecido, as orquídeas aérides são muito parecidas com as vandas e seu nome popular é orquídea rabo de gato, uma das maiores características dessas plantas são que durante a floração, elas podem gerar até 50 flores.
  16. Como Cuidar Das Orquídeas Chuva De Ouro (Oncidium) – Passo a Passo: as orquídeas oncidium ou chuva de ouro são plantas muito queridas, elas normalmente são amarelas e gostam muito de sol, podendo ficar até em sol direto, ao todo são cerca de 600 espécies distribuídas em toda a América central.
  17. Orquídeas Masdevallia – Como Cultivar Em 10 Passos Simples: essas são orquídeas muito pequenas que gostam de um clima mais frio, a grande maioria das espécies desse gênero são orquídeas epífitas.

Conclusão

Esse foi um guia rápido sobre as classificações inferiores das orquídeas e alguns exemplos com as principais espécies dessa família.

Eu recomendo que você leia aqueles que se aplicam a sua espécie e também que baixe o nosso guia exclusivo sobre os 7 maiores segredos do cultivo de orquídeas.

Descubra Como Ter Orquídeas Lindas e saudáveis em menos de 1 Mês

Acesse agora o guia exclusivo que já ajudou centenas de cultivadores iniciantes a terem orquídeas lindas, saudáveis e com várias flores.

Esse guia já ajudou várias pessoas a terem orquídeas lindas e saudáveis e eu espero que você também consiga.

Se você gostou desse artigo, nos ajude a atingir mais pessoas, o compartilhe em suas redes sociais clicando nos ícones abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *